Fala galera, beleza?
Hoje eu vou dar uma dica essencial para quem, assim como eu, sofre para manter as preciosidades na estante longe dos inimigos naturais do colecionador. Vou mostrar como eu armazeno e tento manter minhas coleções sempre em bom estado de conservação.
Eu julgo esse método como sendo a melhor maneira de conservar sua coleção, seja ela de HQ, mangá, discos de vinil, CD ou games. Resumindo: serve para tudo que está suscetível a problemas como umidade, poeira e o temido mofo.
1. O Ambiente: A Guerra Contra o Mofo
Pra começar, o segredo está no ambiente. Eu gosto de usar um anti-mofo nos locais onde armazeno meus gibis, CDs e discos de vinil (e aproveito para espalhar alguns pela casa também, só por garantia).
A grande sacada aqui não é comprar aqueles potes prontos de mercado, que acabam saindo muito caros a longo prazo. A dica é montar os seus próprios! Você vai conseguir economizar muito dinheiro dessa forma, porque o processo é muito simples e utiliza Cloreto de Cálcio.
Vou deixar o passo a passo visual aqui embaixo:

O processo de montagem é muito fácil e, de material adicional, você só vai precisar de papel toalha. Basta recortar do tamanho do pote onde vão as bolinhas de Cloreto de Cálcio e fechar.
Eu compro meus kits online, pois o custo-benefício é imbatível. Recomendo a marca que uso há mais de 2 anos:
Kit Completo (5 potes + 2kg de Cloreto): Com 2kg você consegue renovar cerca de duas vezes cada pote e ainda sobra.
- Comprar na Shopee
- Comprar no Mercado Livre
- Comprar na Amazon
Apenas o Refil (2kg de Cloreto): Se você já tem os potes. - Comprar na Shopee
- Comprar no Mercado Livre
- Comprar na Amazon
💡 DICA EXTRA: Se você quiser, pode pingar uma ou duas gotas de óleo essencial (aqueles aromatizantes de ambiente) no papel toalha recortado para deixar um cheiro agradável, já que o cloreto em si não tem cheiro.
2. Proteção Individual: Plásticos e Bags
Cuidar do ambiente é o passo um, mas a proteção física do item é o passo dois. A melhor maneira que encontrei de conservar é colocando cada item individualmente em plásticos.
Aqui temos uma infinidade de opções e tamanhos:
- Plásticos comuns: De polipropileno (PP), que são os que eu mais uso pelo custo-benefício.
- Bag & Board: Muito comuns no exterior e usados por colecionadores hardcore. É um plástico com um papelão rígido atrás da “single issue” (revista mensal) para manter ela firme e não deformar na caixa.
- Acid Free: Dependendo da raridade da sua coleção (ou se for de cards e tazos), existem plásticos com tratamento “livre de ácido” que garantem que o plástico não vai reagir quimicamente com o papel ao longo das décadas.

Aqui estão os links para proteger suas HQs:
- Bag and Board (Tratamento Acid Free)
- Plásticos Simples (Shopee)
- Outra opção de Plásticos (Mercado Livre)
3. Dica Bônus para Gamers
Para o pessoal que curte colecionar jogos físicos, o maior inimigo são os riscos nas caixas de papelão (para jogos retrô) ou o desgaste das capas. Eu uso caixinhas de acetato transparentes. Elas criam uma “armadura” ao redor da caixa original, protegendo contra batidas, amassados e poeira, sem esconder a arte do jogo.
Conclusão
Não é fácil manter uma coleção. Nós sabemos que muitos desses itens valem pequenas fortunas (financeiras ou sentimentais), então temos que prezar por mantê-los sempre no melhor estado de conservação possível.
O clima, as chuvas e a umidade acabam interferindo nisso negativamente. Para quem mora em regiões litorâneas, como é o meu caso, a maresia é impiedosa e pode destruir tudo em pouco tempo, então o cuidado tem que ser redobrado.
Espero que curtam essas dicas e boa sorte no cuidado dos seus colecionáveis! Se você tem alguma outra técnica infalível, conta pra gente nos comentários!








