
Título Original
Título Brasileiro
SINOPSE
EQUIPE TÉCNICA
Diretor(a)
Roteirista
Roteirista
Roteirista
Roteirista
Personagens criados por
Personagens criados por
Produtor(a) executivo(a)
Produtor(a) executivo(a)
Produtor(a) executivo(a)
Produtor(a) executivo(a)
Música
ELENCO
Reed Richards / Mister Fantastic
Sue Storm / Invisible Woman
Ben Grimm / The Thing
Johnny Storm / Human Torch
Galactus
Shalla-Bal / Silver Surfer
Harvey Elder / Mole Man
Rachel Rozman
Lynne Nichols / F4 Chief of Staff
Ted Gilbert
Franklin Richards
H.E.R.B.I.E. (voz)
Mole Man Attack Witness
Donna / Saved Girl
Power Plant Worker #1
Power Plant Worker #2
ABC Newscaster William Russell
Channel 9 Newscaster Carolyn Haynes
Larry the Lobbyist
Boston Newscaster
Yancy Street Man
Wiseass Kid
Yancy Street Kid
Yancy Street Kid
Yancy Street Kid
Yancy Street Kid
Timely Employee #1
Timely Employee #2
WHIH Reporter Albert Taft
Baxter Reporter #1
Baxter Reporter #2
Baxter Reporter #3
Hooligan
Pundit
Pundit
Sue Speech Crowd
Sue Speech Crowd
Sue Speech Crowd
Sue Speech Crowd
Sue Speech Crowd
Sue Speech Crowd
Interpreter
Interpreter
Interpreter
Lagos Family
Lagos Family
Lagos Family
Lagos Family
Lagos Family
New York Family
New York Family
New York Apartment Father
Shalla-Bal’s Daughter
Shalla-Bal’s Daughter
Ghanian Anchor
Australian Anchor
Newscaster
Ted Gilbert Announcer (voz)
Sally the Makeup Artist
Stagehand
The Thing Acting Double
H.E.R.B.I.E. Puppeteer
H.E.R.B.I.E. Puppeteer
H.E.R.B.I.E. Puppeteer
Ted Gilbert Show Dancer
Ted Gilbert Show Dancer
Ted Gilbert Show Dancer
Ted Gilbert Show Dancer
Ted Gilbert Show Dancer
Victor von Doom / Doctor Doom
REVIEW PITIZZO
Enquanto escrevo este artigo, confesso que minha bagagem com a Primeira Família da Marvel nos cinemas é limitada: ainda não vi o segundo filme de 2007 nem o reboot de 2015, apenas o primeiro lá de 2005, que achei legal na época. Talvez por isso, a nova versão, Quarteto Fantástico (2025), dirigida por Matt Shakman (WandaVision), tenha me agradado. Muita gente torceu o nariz, mas achei interessante, apesar de ter algumas coisas meio fora para uma realidade em que os 4 Fantásticos são os seres mais inteligentes do planeta.

A Trama: Salvando o Mundo e Formando uma Família
A trama do filme é um tanto simples em sua essência: salvar a Terra da ameaça colossal de Galactus. No desenrolar da história, entendemos o porquê do subtítulo Primeiros Passos. O foco não está apenas na ação cósmica, mas na consolidação da equipe como uma família. O arco principal de Reed Richards (Pedro Pascal) e Sue Storm (Vanessa Kirby) gira em torno da revelação de que serão pais, o que dá um peso emocional genuíno à sua luta e justifica o título.
Na história, temos o Coisa de Ebon Moss-Bachrach, com um visual mais clássico e “sobrancelhudo” que é uma carta de amor à arte de Jack Kirby. Obviamente, o Tocha Humana de Joseph Quinn também está presente, trazendo o carisma e a impulsividade necessários ao personagem.

Uma Obra de Arte Retrô-Futurista
O maior acerto do filme é, sem dúvida, sua identidade visual. A atmosfera retro-futurista é deslumbrante, com construções, utensílios e equipamentos que parecem saídos de uma versão dos anos 60 do futuro. A fotografia é muito legal e explora essa estética de forma brilhante, especialmente na fantástica cena de perseguição com a arauto Shalla-Bal dentro de um buraco negro, que parece ter saído diretamente dos painéis psicodélicos dos quadrinhos.
Curiosidades e Easter Eggs de Quarteto Fantástico (2025)
O filme do diretor Matt Shakman é uma carta de amor à Era de Prata dos quadrinhos, e cada cena está recheada de referências para os fãs mais atentos. Vasculhamos a internet, com uma olhada especial no que o pessoal do ComicBook.com reportou, e compilamos os melhores segredos e curiosidades do filme.
- A Estética dos Anos 60 é Proposital A grande questão que o filme deixa no ar é: eles estão no passado do MCU ou em outro universo? Segundo entrevistas do elenco e do diretor Matt Shakman, a escolha pela estética dos anos 60 foi para posicionar a Primeira Família como os “patriarcas” da Era Marvel, heróis que talvez estivessem ativos muito antes dos Vingadores, mas que por algum motivo (provavelmente uma longa viagem espacial) desapareceram e só retornaram agora.

- H.E.R.B.I.E. Direto do Desenho de 78 O robô assistente da equipe, H.E.R.B.I.E., que rouba a cena em vários momentos, é uma homenagem direta ao desenho animado “The New Fantastic Four” de 1978. Na época, o personagem foi criado para substituir o Tocha Humana, cujos direitos para a TV estavam com outro estúdio. O design retrô do filme é uma recriação fiel dessa versão clássica.

- Shalla-Bal, a Arauto Inesperada A decisão de usar Shalla-Bal como a arauto de Galactus em vez do Surfista Prateado foi uma surpresa. Nos quadrinhos, Shalla-Bal é o grande amor de Norrin Radd (o Surfista) em seu planeta natal, Zenn-La. O filme reimagina a personagem, dando a ela o poder cósmico e criando um arco trágico que pode abrir as portas para a eventual aparição de Norrin Radd no futuro.
- O Coisa de Jack Kirby Como você bem notou em sua crítica, o visual do Coisa de Ebon Moss-Bachrach é uma homenagem direta ao traço do co-criador da equipe, Jack “The King” Kirby. A testa protuberante e a textura rochosa foram desenhadas para se assemelhar o máximo possível à arte original dos anos 60, afastando-se das versões mais “lisas” dos filmes anteriores.
- Pichação da Yancy Street Em uma cena rápida, quando Ben Grimm está caminhando desolado por um beco, é possível ver uma pichação no muro que diz “Yancy Street Rules!”. Esta é uma referência clássica à Gangue da Rua Yancy, um grupo de jovens que infernizava a vida do Coisa nos quadrinhos, em uma rivalidade cômica que se tornou uma marca registrada do personagem.
- O Fantasti-Carro “Banheira Voadora” O protótipo do Fantasti-Carro que vemos na garagem do Edifício Baxter é a versão “Mk. I” dos quadrinhos, apelidada carinhosamente de “banheira voadora” por seu design simples e aberto. É mais um detalhe que reforça a estética e a fidelidade do filme à fase inicial da equipe.
E você, o que achou da aparição da figura surpresa no final do filme? Quais as suas expectativas para o próximo filme dos Vingadores?
Já em Home Video: A Edição Definitiva
Para quem perdeu nos cinemas ou quer rever em casa, a boa notícia é que o filme foi lançado em mídia física no último dia 14 de Outubro. A edição em 4K Ultra HD Blu-ray é a ideal para apreciar a belíssima fotografia do filme. A edição vem com extras como comentários do diretor Matt Shakman, cenas deletadas e como construíram o cenário retro-futurista.













































