Pekka ja Pätkä mestarimaalareina
Lembro-me de ter visto alguns filmes de Pekka e Pätkä já em 1989-90 na TV finlandesa. Este é o que mais me lembro daquela época. Começa com uma cena em que Pekka e Pätkä se vestem de gorilas e assustam Justiina, que se esconde no armário. O zelador Pikkarainen fica chateado com eles depois que Pätkä grita algumas frases no quintal. Os provérbios desempenham um papel importante neste filme. Os dois amigos decidem ganhar a vida como artistas. Eles começam a pintar. Então, algumas crianças descobrem e se divertem em seu apartamento depois de encontrarem a porta da frente aberta. Justiina termina de limpar os carpetes e pega as crianças em flagrante por terem mexido ou "mexido" na pintura. Pekka e Pätkä acham uma melhora quando as crianças manuseiam a pintura, em vez de destruí-la. Quanto ao resto do filme, a Mona Lisa é roubada e os dois amigos serão suspeitos do crime. Mas, como de costume, o filme tem um final feliz — ou não? Afinal, a cena final nos mostra nossos heróis limpando os tapetes rapidamente. E eles não fazem isso exatamente por vontade própria.